Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Sinopsis

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episodios

  • Questão ambiental, avanço da pandemia e crise política dominam a semana

    Questão ambiental, avanço da pandemia e crise política dominam a semana

    07/08/2020 Duración: 10min

    Míriam Leitão faz um resumo dos últimos dias e ressalta polêmicas relacionadas ao meio ambiente no Brasil. Ela critica, também, a maneira como Bolsonaro lida com a pandemia: 'presidente foi o pior gestor de que se tem notícia'. Desemprego, reforma tributária, declarações de Flávio Bolsonaro e dossiê do Ministério da Justiça também estão entre os destaques.

  • Não tem porque presidente do STF patrocinar acordo entre órgãos do Executivo

    'Não tem porque presidente do STF patrocinar acordo entre órgãos do Executivo'

    07/08/2020 Duración: 08min

    Míriam Leitão critica o acordo assinado entre Toffoli e representantes de órgãos federais de novas regras para acordos de leniência. Comentarista avalia que o presidente do STF queria deixar esse acordo como um legado, mas ele não resolveu o problema, abriu uma grande dúvida, e ainda assumiu um papel que é muito discutido. "Não faz sentido que ele tenha esse papel, de coordenar um acordo entre órgãos do Executivo e um do Legislativo", afirma.

  • É preciso olhar o retrato inteiro para ver o tamanho da nossa crise no mercado de trabalho

    'É preciso olhar o retrato inteiro para ver o tamanho da nossa crise no mercado de trabalho'

    06/08/2020 Duración: 08min

    Míriam Leitão analisa os dados da Pnad Contínua sobre emprego e desemprego no trimestre abril, maio, junho. 'É o fundo do poço'. A pandemia cria um desafio maior que é entender os números. A população ocupada caiu muito.

  • Forças Armadas não querem fazer economia

    Forças Armadas não querem fazer economia

    06/08/2020 Duración: 10min

    Em meio à pandemia, Forças Armadas querem aumentar orçamento em 37%. Míriam Leitão avalia que o momento não é oportuno para a expansão de gastos com a defesa nacional, principalmente porque Brasil não sofre ameaças iminentes. No entanto, ela destaca que pressão feita pelos militares é grande desde o início do governo Bolsonaro.

  • Paulo Guedes ainda não apresentou proposta inteira da reforma tributária

    Paulo Guedes ainda não apresentou 'proposta inteira' da reforma tributária

    05/08/2020 Duración: 12min

    Nesta quarta-feira, o ministro da Economia foi sabatinado pela comissão parlamentar mista que analisa proposta de reforma tributária. Para Míriam Leitão, Guedes e equipe econômica ainda não explicaram completamente como será a reforma. 'Falta clareza por parte do governo', comenta.

  • Redução da taxa de juros não pode ser único instrumento para tirar economia da crise

    Redução da taxa de juros não pode ser único instrumento para tirar economia da crise

    05/08/2020 Duración: 07min

    Míriam Leitão analisa a reunião do Copom de hoje e a possibilidade de uma nova queda na taxa básica de juros. Os operadores de mercado acreditam em uma redução de 0,25 ponto percentual para 2%. 'A questão é se essa redução vai surtir o efeito de estimular a economia'. O Banco Central está tentando estimular a economia. 'A discussão é de que até que ponto a redução dos juros pode ir sem provocar uma fuga da dívida para outros ativos'.

  • Ignorar meta de redução do desmatamento é tiro no pé

    Ignorar meta de redução do desmatamento é 'tiro no pé'

    04/08/2020 Duración: 07min

    Um documento enviado pelo Ministério do Meio Ambiente ao Ministério da Economia propõe desconsiderar metas de redução do desmatamento. Míriam Leitão explica que ideia pode afastar investidores e avalia que Ricardo Salles não tem mais condições de permanecer ministro, já que 'joga contra o país o tempo todo'.

  • O princípio do juiz natural é muito valioso dentro do Judiciário

    'O princípio do juiz natural é muito valioso dentro do Judiciário'

    04/08/2020 Duración: 08min

    Míriam Leitão analisa a decisão do ministro Edson Fachin de desfazer o que Dias Toffoli fez durante o recesso judiciário. 'Isso é muito ruim para o próprio Supremo'. As decisões do plantão são para riscos de um problema imediato. Ela acrescenta que não havia necessidade urgente sobre a decisão de compartilhar ou não com a PGR informações da Lava-jato. 'Acho que errou o presidente do Supremo'.

  • Recriação da CPMF pode elevar carga tributária e gerar distorções

    Recriação da CPMF pode elevar carga tributária e gerar distorções

    03/08/2020 Duración: 08min

    No fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que deu 'carta branca' para Paulo Guedes discutir a criação de um imposto, nos moldes da CPMF, contanto que não haja elevação da carga tributária no país. Para Míriam Leitão, ideia tende a aumentar o peso dos impostos sobre a população, além de produzir distorções na economia.

  • Ministro da Justiça demorou para falar a coisa certa

    Ministro da Justiça demorou para falar a coisa certa

    03/08/2020 Duración: 09min

    Míriam Leitão comenta a entrevista de André Mendonça à GloboNews, onde ele se posiciona contra dossiê sigiloso com informações de servidores que seriam ligados a movimentos contrários ao governo. Para a comentarista, ele agiu corretamente ao dizer que irá criar um comitê de sindicância. Entretanto, houve um "reflexo muito retardado da maneira de se comportar".

  • Nova CPMF e ataques à Lava-jato pautaram a semana

    Nova CPMF e ataques à Lava-jato pautaram a semana

    31/07/2020 Duración: 09min

    Míriam Leitão avalia que a equipe econômica do governo passou a falar com muito mais desenvoltura sobre a CPMF nesta semana. Para a comentarista, esse imposto é um péssimo caminho. Míriam também lembra a fala de Augusto Aras em relação à Lava-jato e cita outros acontecimentos da semana.

  • Quando um governo usa a máquina do Estado para perseguir supostos adversários é a democracia que morre

    'Quando um governo usa a máquina do Estado para perseguir supostos adversários é a democracia que morre'

    31/07/2020 Duración: 09min

    Míriam Leitão analisa a postura do governo em ‘fichar’ servidores públicos pelo que pensam. O Ministério Público Federal abriu uma investigação sobre o caso. Por meio de nota, o Ministério da Justiça defendeu o monitoramento desses funcionários. 'Isso é gravíssimo'. Ela acrescenta que 'quando o Ministério da Justiça passa achar normal uma coisa irregular é porque se perdeu o parâmetro dos limites constitucionais'.

  • O governo está tentando enganar a todos nós contribuintes

    'O governo está tentando enganar a todos nós contribuintes'

    30/07/2020 Duración: 07min

    Míriam Leitão fala da ideia do governo em desonerar 25% de todos os salários em troca de um imposto digital. Ela acrescenta que o que o governo quer fazer é um imposto sobre qualquer pagamento. 'No final das contas todo mundo vai pagar no preço final'. Miriam diz que é um imposto que tira a transparência, se acumula e é regressivo.

  • Como o jornal O Globo soube se reinventar desde a criação, há 95 anos

    Como o jornal O Globo soube se reinventar desde a criação, há 95 anos

    29/07/2020 Duración: 12min

    Míriam Leitão relembra importantes acontecimentos que o jornal cobriu ao longo de quase um século de existência, desde a ditadura militar até o fechamento de um buraco no Engenho Novo, na Zona Norte do Rio, passando pela implementação do Plano Real e pelo surgimento da internet.

  • O sistema político sempre quis desmontar a Lava-jato

    'O sistema político sempre quis desmontar a Lava-jato'

    29/07/2020 Duración: 08min

    Míriam Leitão analisa as críticas de Augusto Aras feitas a operação Lava-jato durante conversa com advogados criminalistas em um debate virtual. 'O procurador-geral da República sinalizou mais um passo na direção do que ele quer desde o começo. Ele está desmontando a Lava-jato'. Ela destaca que é curioso que acontece em um governo que surfou em uma campanha anticorrupção. 'Uma coisa é impor correção de rumo em um processo investigativo, outra coisa é querer acabar com o processo investigativo'.

  • A educação para diversidade acaba sendo uma forma de fortalecer a economia e a democracia

    'A educação para diversidade acaba sendo uma forma de fortalecer a economia e a democracia'

    28/07/2020 Duración: 11min

    Míriam Leitão fala sobre os debates realizados pelo O Globo para marcar os 95 anos do jornal. O desafio é pensar em coisas que constroem o futuro. Hoje, o assunto foi 'Educação para diversidade', que contou com a participação de colunistas e convidados.

  • Tentativas de contornar o teto de gastos preocupam

    'Tentativas de contornar o teto de gastos preocupam'

    28/07/2020 Duración: 07min

    Míriam Leitão analisa a questão do teto de gastos em meio à pandemia. A questão é como fazer depois com o crescimento da dívida. O horizonte é dado pelas regras fiscais. 'É preciso construir uma arquitetura fiscal'. Na equipe econômica começam a surgir alguns truques, como pegar dinheiro de um fundo, como o Fundeb, que está fora do teto, para usar em outro projeto. 'Qual o grau de comprometimento da equipe econômica com o teto?'.

  • Na pandemia, desigualdades sociais se transformaram em questões de vida ou morte

    Na pandemia, desigualdades sociais se transformaram em 'questões de vida ou morte'

    27/07/2020 Duración: 09min

    Míriam Leitão comenta que, em países com grande desigualdade social, a crise causada pelo novo coronavírus prejudica especialmente os mais pobres. Ela destaca que a existência do SUS atenua disparidades, mas lembra que ainda há muito a ser feito. 'Sairemos da pandemia com a certeza de que temos que trabalhar para reduzir desigualdades', afirma.

  • Aumentar a carga tributária é fácil, o caminho difícil é mudar a economia de verdade

    'Aumentar a carga tributária é fácil, o caminho difícil é mudar a economia de verdade'

    27/07/2020 Duración: 07min

    Míriam Leitão destaca a volta da discussão da reforma tributária e o risco de aumento de impostos. Ela destaca que governadores costuraram entre eles um acordo de uma reforma possível, mas o governo desperdiça esse momento. 'A solução não é aumentar a carga, mas tornar mais eficiente a maneira de cobrar os impostos no Brasil'.

  • Semana econômica marcada pelo Fundeb e reforma tributária

    Semana econômica marcada pelo Fundeb e reforma tributária

    24/07/2020 Duración: 11min

    No resumo da semana, Míriam Leitão relembra a aprovação do Fundeb, destaca o projeto que o governo chama de reforma tributária e cita também relatório do TCU que mostra que o governo gastou muito menos do que poderia no combate à Covid-19. Além disso, houve anúncio da prévia da inflação e problemas nas contas da Caixa Econômica Federal.

página 1 de 2

Informações: