Academia Cbn - Mario Sergio Cortella

Sinopsis

Reflexões e provocações sobre o cotidiano e as relações humanas.

Episodios

  • A capacidade de se adaptar à pandemia é resiliência ou conformismo?

    A capacidade de se adaptar à pandemia é resiliência ou conformismo?

    21/10/2020 Duración: 02min

    Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre habituação benéfica, a resignação paulatina. Será que nós nos acostumamos inclusive com aquilo que é difícil, que pode ser agressivo? Nesses tempos em que estamos vivendo, a gente se surpreende, inclusive, com nossa capacidade de não desistir.

  • Todo sofrimento merece compaixão?

    Todo sofrimento merece compaixão?

    20/10/2020 Duración: 02min

    Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre ajuda desviante, a parceria perigosa. Ele questiona: "qualquer pessoa merece o nosso apoio?" e fala sobre o dilema ético que há nesta escolha. O fabulista Fredo um dia escreveu: "quem presta socorro aos perversos, arrepende-se depois de algum tempo".

  • Com a tecnologia, ficou mais difícil esconder os malfeitos

    Com a tecnologia, ficou mais difícil esconder os malfeitos

    16/10/2020 Duración: 02min

    Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre claridade súbita, o esconderijo rarefeito. Cada vez fica mais difícil fazer coisas no campo da privacidade porque a tecnologia traz à tona uma série de circunstâncias e situações. Nós, para o bem ou para o mal, estamos deixando rastros por todos os lados. Já diria Ibrahim Sued, "Em sociedade tudo se sabe".

  • A difícil tarefa do professor durante a pandemia

    A difícil tarefa do professor durante a pandemia

    15/10/2020 Duración: 02min

    No Dia do Professor, Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre docência decente, a partilha proposital. Ele destaca o momento difícil e complexo que essa atividade está vivendo, com a pandemia, e fala sobre as desigualdades de acesso no ensino. Ainda assim, tudo isso não pode desalentar. Como lembrou um dia Voltaire, "servir só para si, é não servir para nada".

  • Precisamos entender os sinais da natureza

    Precisamos entender os sinais da natureza

    14/10/2020 Duración: 02min

    Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre aviso renitente, o alerta contínuo. "O que falta para que a gente entenda que a nossa relação com o mundo, com a natureza e com o ambiente tem que ser simbiótica e reciprocamente protetiva?", questiona.

  • A hipocrisia não pode ser normalizada

    A hipocrisia não pode ser normalizada

    13/10/2020 Duración: 02min

    Mário Sergio Cortella faz uma reflexão sobre convicção verdadeira, a ação coerente. Ele destaca que se há algo enojador no nosso dia a dia é a hipocrisia e defende que ela não pode ser entendida como "parte do jogo".

  • Não devemos ser levianos nem arcaicos com as crianças

    Não devemos ser levianos nem arcaicos com as crianças

    12/10/2020 Duración: 02min

    Mário Sergio Cortella afirma que posturas arcaicas e ultrapassadas são aquelas que relembram e retomam práticas que não tem sentido. Já atitude leviada é deixar com que crianças e jovens tenham sua conduta sem nenhum tipo de formação e de pressão. Professor defende que não podemos agir nem de uma maneira, nem de outra.

  • É ilusão pensar que antes tudo era melhor

    É ilusão pensar que antes tudo era melhor

    09/10/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre as pessoas quem idolatram o passado e vivem uma espécie de 'nostalgia dos tempos que se foram'. Segundo ele, isso fica evidente quando vivemos dificuldades, mas pensar assim, para o professor, pode ser um desvio de interpretação.

  • A persistência e a recusa ao que induz ao término

    A persistência e a recusa ao que induz ao término

    08/10/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre persistência vigorosa, a desistência recusada. 'Momentos que a gente sabe que está difícil, mas tem que seguir'. Cortella cita William Shakespeare para ilustrar a reflexão.

  • A necessidade e o desafio de ser ético

    A necessidade e o desafio de ser ético

    07/10/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre impacto ético, o desafio decente. 'Como tornar-se relevante, eticamente saudável, em uma comunidade mais ampliada em que isso não seja apenas uma fala basicamente marcada pelo lado externo'.

  • A gente conhece bem uma pessoa por aquilo que ela pede

    'A gente conhece bem uma pessoa por aquilo que ela pede'

    06/10/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre identidade revelada, a demanda esclarecedora. A fé pode revelar a identidade da pessoa. Cortella cita um trecho da obra 'Mergulho na paz', do escritor José Hermógenes de Andrade Filho, mais conhecido como professor Hermógenes.

  • É estranho tanta gente boa gerar alguma nação que seja ruim

    'É estranho tanta gente boa gerar alguma nação que seja ruim'

    05/10/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre amplitude desajustada, a junção danosa. A reflexão é sobre como muitas nações continuam no estado selvagem, apesar da evolução dos indivíduos.

  • Não se pode desperdiçar o tempo porque a vida é breve

    Não se pode desperdiçar o tempo porque a vida é breve

    02/10/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre tempo finito, vida breve. 'Lembrar da brevidade da vida para não sucumbir a essa brevidade. Não é uma brevidade que nos assuste, mas que nos deixe em sinal de alerta'.

  • A ideia de empatia é colocar-se no lugar de outra pessoa

    'A ideia de empatia é colocar-se no lugar de outra pessoa'

    01/10/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre visão alternada, identidade recíproca. 'Quando estamos em uma condição assemelhada a conexão é muito mais densa'. Ele acrescenta que 'o que se sente reforça a compreensão mútua'.

  • Há uma urgência que é válida e às vezes encosta naquilo que é o apressamento

    'Há uma urgência que é válida e às vezes encosta naquilo que é o apressamento'

    30/09/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre urgência válida, a saída antecipada. Cortella faz uma reflexão sobre a corrida em busca de uma vacina contra a Covid-19. 'Momentos em que alternativas para aquilo que nos afeta, nos sufoca, elas não podem tardar, elas não podem sofrer nenhum tipo de atraso ou de distração'.

  • Política laica é um valor democrático

    'Política laica é um valor democrático'

    29/09/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre separação necessária, a política laica. Ele explica a necessidade de ter esses campos bem marcados em uma democracia. 'A necessidade de uma separação, não como recusa ao fenômeno religioso, mas, acima de tudo, pela necessidade de preservar em uma comunidade nacional o que importa em termos de liberdade de crença ou não crença'.

  • Opinião não é sempre certeza

    'Opinião não é sempre certeza'

    28/09/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre conhecimento real, a ilusão cognitiva. 'Há um conhecimento que é real e há uma ilusão de conhecimento, uma ilusão cognitiva, que não pode ser colocada como sendo verdadeira'.

  • Quem nasceu para rastejar, não saberia voar

    'Quem nasceu para rastejar, não saberia voar'

    25/09/2020 Duración: 02min

    Mario Sérgio Cortella faz uma reflexão sobre condição persistente, a incapacidade robusta. 'Tem gente que nasceu para tiririca doo brejo e, por isso, não chega a ser lírio do campo'. Ele destaca que algumas pessoas não tem a condição, mas outras, mesmo podendo ter essa condição, não se preparam, Cortella cita o escritor russo Máximo Gorki, no poema 'O canto do falcão'.

  • Às vezes, tranquilidade é sinônimo de imperícia

    'Às vezes, tranquilidade é sinônimo de imperícia'

    24/09/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre incômodo inerente, a perturbação necessária. 'A intranquilidade é uma manifestação também de responsabilidade'. Ele acrescenta que 'o sossego excessivo significaria muito mais irresponsabilidade do que capacidade de atenção'.

  • É preciso preparar o encontro com a oportunidade

    'É preciso preparar o encontro com a oportunidade'

    23/09/2020 Duración: 02min

    Mario Sergio Cortella fala sobre chance perdida, a ocasião esvaziada. Uma oportunidade que passou. 'Deixar escapar aquilo que deveria e poderia ter sido agarrado no momento certo produz arrependimento'.

página 1 de 2